No último fim de semana, aconteceu na cidade de Taquaritinga do Norte o 1º Festival de Música Taquara Music 2015, proporcionando para toda a população da localidade e região MÚSICA e ARTE como forma de entretenimento e cultura, em diversos estilos musicais executados instrumentalmente. Dentre o cronograma do evento teve concertos, oficinas (Master Class) e retreta da anfitriã Banda Musical dom Luiz de Brito, a qual tem como Maestro e Regente o Sr. Claudenir Farias, popularmente conhecido como "Nenê".


Bombardinista Hugo da Banda Musical Dom Luiz de Brito
Um dos momentos de maior ápice e satisfação, além de troca de conhecimentos e estudos, foi os MASTER CLASS realizados na EREM Severino Cordeiro durante os dias 07, 08 e 09 deste mês. Essas oficinas foram ministradas por Doutores e Mestres em Música com o objetivo de dar um maior suporte técnico-musical aos músicos participantes e elevar sua qualidade de estudos e apresentações. Esses professores são do Conservatório Pernambucano de Música, além também da UFPB e UFPE e têm participações em festivais nacionais e internacionais. Estes fazem parte do Projeto BANDAS DE PE.

Professores da UFPB e UFPE, professores do Projeto BANDAS DE PE
Cada instrumento teve oficinas a seu respeito com o professor daquela área, bem como o curso de Regência ministrada pelo Prof. Mestre Sandoval Moreno. As oficinas foram de Flauta, Clarinete, Trompa, Saxofone, Tuba e Bombardino, Trompete, Trombone, Editoração e Percussão, sendo orientadas e ministradas pelos Professores Crisóstomos Santos, Cisneiro Andrade, Cacá Malaquias, Valmir Silva, Erico Veríssimo(substituindo o Prof. Dr. Ayrton Benck) Gilvando Azeitona, Diógenes Colorau e Sergio Soares respectivamente.


RESULTADO DAS OFICINAS

A partir de tudo que foi estudado, discutido e aprofundado, teve-se base para os ensaios e apresentações no último dia, no auditório da escola para todos alunos, professores, convidados e populares. Durante as oficinas foi estudado algumas músicas e este foram executadas ao final do cronograma de fim de semana de estudos e troca de conhecimentos.
Teve apresentação de cada naipe (conjunto) de instrumentos e depois da banda formada pelos participantes das oficinas durante os três dias.

Momento da apresentação da banda formada pelos alunos dos Master Classes. 

ASSCOMIM SMNS (Assessoria de Comunicação e Imprensa da Sociedade Musical Novo Século)