José Balbino Bezerra Neto, mais conhecido por Zuza Balbino, teve uma importância tremenda para a Sociedade Musical Novo Século. Nascido em 1892, jovem ingressou como músico na então chamada Banda Musical Triunfo SantaCruzense. É sempre lembrado pela por seu carinho e amor pela instituição. 



Situações sempre lembradas por músicos de sua época é que "Papai Zuza" (carinhosamente chamado) tinha uma preocupação muito grande em relação da banda tocar bem e chegar cedo às retretas. Quando músicos atrasavam ele ia em casa em casa a procura destes e também sempre antes de dormir verificava se as portas da sede estavam bem fechadas. tinha muita atenção para a conservação e qualidade dos instrumentos, onde para as retretas enrolava todos os instrumentos em estopas e não permitia que estes fossem colocados no chão.

Foi obrigado, devido a uma crise financeira na banda, a improvisar baquetas de marmeleiro e palhetas de tabocas (espécie de bambu).
Como prova desse amor e afeição pela banda, doou um terreno para a construção de uma sede para a banda, onde era o cemitério na antiga Rua Grande. Tem destaque além das incansáveis ações pela banda, como músico que passou por clarinete, e saxofones.


Essa série foi criada para a preservação da história e marco cultural de Santa Cruz do Capibaribe. Serve também para sócios, incentivadores, autoridades e sociedade civil conhecer a história da Sociedade Musical Novo Século, personalidades que deram a vida pela instituição. Termos por base relatos pessoais de professores e familiares.