PE. MANOEL FRANCISCO XAVIER (Pe. Bianchi)

O Padre Manoel Francisco Xavier, conhecido como Pe. Bianchi, foi presidente da Sociedade Musical Novo Século durante os anos 1987 e 1988, teve um papel muito importante como outros presidentes na propagação da Novo Século em nossa cidade e região.

ENTREVISTA:


O Blogueiro Víctor Silva entrevistando o ex-presidente da Banda "Pe. Bianchi"

Qual a sua visão em relação a cultura de Santa Cruz do Capibaribe e cidades co-regionárias?

Santa Cruz do Capibaribe tem realmente esse cuidado grande de preservar a cultura do povo, não só na questão da Banda Novo Século mas também em toda a história. Aqui nós tivemos pessoas que passaram a vida inteira se dedicando á cultura, a história do povo, inclusive nós ainda temos a presença do Júlio de Berenguer que é um berço de cultura...

Qual a importância da música no dia a dia para o ser humano?

A música é vida, a música é própria das pessoas que amam e se faz muito necessária. O tempo pós-moderno muita vezes está perdendo de saber valorizar a verdadeira música... e claro vai até o fim das gerações. A música como um valor de sentimento. 

O senhor (Pe. Bianchi), o que acha da BMNS na vida das pessoas?

Sempre teve sua história, suas dificuldades, seus momentos difíceis e acredito que tenha hoje. É aquilo que eu falava que muitas pessoas não valorizam...está com 113 anos mas vai continuar essa história por muito tempo por quê é algo que faz parte do povo de Santa Cruz de Capibaribe.

Fale-nos um pouco a respeito de seu Biênio como presidente da BMNS (Desafios e Dificuldades, Conquistas e Vitórias).

Foi um tempo muito tranquilo, por que tinhamos lá o Josué que era muito dedicado e agente conseguiu terminar o nosso tempo à frente da instituição com novos instrumentos, novos alunos. E também colocar a banda em todos os eventos da cidade e região.

Qual importância do sócio e/ou patrocinador para a edificação e propagação da história da Sociedade Musical Novo Século?

Os sócios se faz necessário, pois é uma sociedade e tem que se manter, e o sócio faz com que a banda se mantenha; mas só se tornam sócios da Banda Novo Século as pessoas que sabem o real valor para a cidade, para a história, para o povo... Quando tomam consciência desse valor cultural, histórico e artístico se assume papel de sócio que é muito importante.

Qual a importância da mídia virtual na propagação da cultura, da arte e da música?

...Hoje quem não consegue ir por esse caminho, fica. Então é necessário que a pessoa possa fazer parte dessa mídia e aproveitar os espaços, essa influência que a mídia virtual oferece.

Momento final da entrevista com o ex-presidente Pe. Manoel Francisco Xavier,
(Pe. Bianchi Xavier) biênio 1987/1988.
ENTREVISTADO: Pe. Bianchi
ENTREVISTADOR: Víctor Silva
IMAGENS: Víctor Silva