Apenas para responder algumas pessoas que nem se quer nos visitaram nos últimos anos e estão maldosamente criticando a nova diretoria sem embasamentos e sem colaboração a própria instituição. A nossa Banda Novo Século sofre com a falta de estrutura em todos os aspectos, inclusive no fiscal. A S.M.N.S. é uma instituição filantrópica isenta de impostos, mas que possui responsabilidades fiscais perante órgãos reguladores da União, todo ano instituição tem por obrigação a entrega de declarações que indicam o funcionamento da instituição e execução de suas atividades. As tais declarações devem ser feitas mediante profissional de contabilidade que a entidade não disponibiliza pela falta de recursos financeiros, mas esta nova diretoria através do ciclo de amizade conseguiu um profissional para ajudar a banda.

Com a necessidade de ter as Certidões Negativas da Banda para anexá-las a projetos de incentivo a cultura e não conseguirmos, identificamos que a Novo Século não atualizava sua documentação junto a Receita Federal havia anos, o que deixou o processo de atualização cadastral mais burocrático e difícil de ser resolvido. Quase todas as Certidões da instituição estão em dias, menos a Certidão de Débitos da Dívida Ativa da União, esta que só pode ser impressa quando a instituição está com o cadastro de diretores atualizado. A gestão atual da instituição está apurando o processo que já está em tramitação e na fase de conclusão para a atualização das declarações e do novo corpo de membros da diretoria junto a Receita Federal. Ainda esta semana teremos o número exato de declarações e atualizações que deixaram de ser feitas por gestões anteriores e o valor das multas pela falta de declarações e ainda a liberação da Certidão Negativa de Débitos da Dívida Ativa da União que é a única que nos falta e que é a mais importante, pois, a banda não pode receber nenhum recurso do poder público sem está certidão e nossa subvenção da Prefeitura encontra-se bloqueada em decorrência desta situação.

 Acreditamos que ainda este mês a S.M.N.S. estará totalmente atualizada com seu cadastro e poderá receber sua subvenção junto a Prefeitura. Entretanto a Sociedade Musical possui outros problemas funcionais como a falta de incentivo para músicos e alunos, nos tempos em que vivemos é extremamente complicado ter sempre disponível pessoas que são voluntárias o que no caso dos músicos acaba em desencontros. Os músicos são profissionais: Comerciantes, empregados, mecânicos e etc., e a Sociedade Musical, normalmente fica em segundo plano o que acarreta em desfalques nos ensaios e nas apresentações por conta da ocupação remunerada que o músico possui. Ou seja, a nossa banda acaba não podendo contar sempre com seus músicos por essas circunstâncias o que gera problemas diversos. A banda não pode contar com estes músicos para dar aulas aos seus novos alunos, como era feito antigamente, onde um músico de cada naipe ensinava seu instrumento ao novo aluno, mais uma vez por conta da grande ocupação dos músicos que são voluntários na banda e não têm tempo e com isso o número de novos músicos que ingressam na banda é muito reduzido e daí surge mais um problema a falta de novos músicos para ocupar a vaga de músicos que saem ou possam vir a sair da formação os alunos motivados esbarram nesta dificuldade da falta de professores e ainda enfrentam mais, muitas vezes estes alunos não podem se dedicar como deve aos estudos musicais porque ajuda a família ou exerce alguma atividade informal remunerada, isso acaba fazendo o aluno não dar prioridade ao estudo da música. A nova diretoria está bolando um projeto que tem o apoio de entidades renomadas que se prontificaram a ajudar a instituição nessa nova empreitada, a intenção é poder incentivar financeiramente músicos e alunos, e formar um corpo docente e uma coordenação pedagógica para estruturar uma verdadeira filarmônica em nossa cidade Amanhã acontecerá uma reunião com representantes do poder público, judiciário, CDL e empresários da iniciativa privada para apresentação do projeto Desde já convidamos a impressa local para participar e cobrir este encontro.


Agradece a Direção.